quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Visita à caixa "preta".


A dificuldade de perdoar vem do não aceitar.
Lembro-me das inúmeras vezes em que disse: Não tem perdão para o que ele fez! Tomara que morra! Como você não percebe?! Não é possível todo esse descaso! Depois diz que faz tudo por nós?! ... imagine se não fizesse? Abre o olho e veja o que fez com sua vida e a de todos nós!!

Pensei, esperneei, chorei. Sessões de terapia aberta para quem quisesse ouvir, fatos repetidos com algumas mudanças aqui e outra ali. Cada repetição um buraco maior da sua não compreensão. Ele não me ouvia...

Tem coisas na vida que a gente prefere esquecer, a gente sabe, só não quer mais ouvir. Ele achou o caminho para lidar com suas situações, tenho certeza em seu íntimo sabia o que tinha feito, devia ser difícil admitir, imagino. Jogar uma vida inteira para trás, assim sem mais nem menos, ambicioso. Um ato de coragem.
Tínhamos uma vida de sonhos,sempre mergulhados no amanhã... vividas apenas em sonhos.

Vivi o luto.

Sim vivi até pouco tempo sem perceber como o tempo passou. Ele foi embora dizendo que nada havia mudado, mas a partir desses dizeres tudo mudou. E como... um mundo de acontecimentos, repletos de minunciosidades não interagidas com ambas as partes. Perde-se a referência do que é o que é. Em meio aos destroços, resta-se apenas um amor camuflado,cheio de muita poeira, quase imperceptível... rodeado pela mágoa e o rancor.

Desisti.
Deixei a vida me mostrar o que seria melhor para mim e naquele momento o melhor era parar.

O tempo passou.
Passou ao ponto de nos tornarmos estranhos um para outro, pelo menos para mim. Eu cresci, meus pensamentos mudaram, já não queria mais insistir no mesmo sofrimento. Abri a caixinha e retirei lá do fundo os escombros.

Aceitei.

Entendi que todo ser humano presente nessa Terra de onde falamos, esta aqui para aprender, evoluir. Mesmo que na tentativa de sobreviver acabe magoando outros seres ao longo de sua trajetória. Sei que esse não foi seu principal objetivo. Voltando as escolhas, a partir delas trança-se a rota da vida, às vezes por uma escolha infeliz demora-se anos para retomar ou encontrar a rota verdadeira, aquela que realmente tenha um sentido. Até lá são muitas tempestades, buracos, pistas escorregadias, complicado de encarar. Deixa-se passar muita coisa.

Entendi que nunca alguém será do jeito que acho que seja o mais correto e coerente dentro dos padrões da normalidade, ou da minha normalidade, se é que posso me intitular, ser uma pessoa normal dentro de um padrão que eu mesma prefiro que se exploda.

Não sou a mulher maravilha e ele nenhum pouco o tal Super- herói de Gibi. Cada motivo é um motivo para cada um. Não estou aqui para julgar e sim aprender. A título de sábio deixo para Dalai Lama, o mestre.

Em fim ACORDEI.

Por mais que doa, quem causou o maior sofrimento à mim, fui eu mesma. Quem propagou a filosofia do auto-agarramento fui eu enquanto vivia parada no tempo cheia de rancor e mágoa, profetizando negatividade que só me fazia mal.

O que ele fez não foi legal, não mesmo. Mas o que eu fiz tão pouco é digno de aplausos.

Diante das escolhas, existem duas alternativas.
Escolho o PERDÃO.

EU te perdoou PAI.
EU me perdoou.

5 comentários:

  1. Amiga linda, seu post me deixou arrepiada.

    Que bom que você está mais aberta a aceitar e, por consequência, perdoar as imperfeições humanas. Por mais que doam, é preciso acreditar que nenhuma delas serve ao propósito do Mal, e sim da nossa roda constante de evolução.
    Perdoar ao outro é, essencialmente, acreditar que você mesma é digna deste mesmo perdão! É um ato de amor por você mesma. O outro é puro reflexo.
    Acima de tudo, vale ter compaixão e entender e, por que não?, procurar ajudar sempre que for possível. Desejando o bem, você se contamina com a energia positiva e sempre será guiada pelo Bem.
    Um dia ouvi dizer: para que o Mal triunfe, basta que o Bem deixe de ser exercido. É exatamente isso que você faz agora, ao tentar, por mais difícil que seja, converter o negativo em positivo.
    Parabéns pela evolução! Agora aproveite a leveza das suas costas que podem agora se sentir livres de todo o peso da mágoa e rancor. Cada um é o que é - o que nos frustra é o que gostaríamos que fosse.
    Vejo que o budismo está te ajudando muito! Fiquei feliz de verdade!
    Te amo, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Má!!!! Parabéns pelo novo cantinho!!!
    E acho que a Nana falou tudo... parabéns, querida, pela evolução! E espero que a cada dia vc aprenda um pouquinho mais!
    Beijos cheios de saudade...

    ResponderExcluir
  3. Eu tb tenho aprendido o signficado da palavra PERDÃO. O difícil, é que a gente digere uma coisa, perdoa uma coisa, depois de muito empenho e amor, e vem outras coisas pra gente perdoar. Não sei ainda o caminho das pedras, mas acho que tenho ficado mais rápida nos meus processos. Parabéns querida. Quando a gente perdoa uma coisa, nossa vida flui muito, muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. estou bege!
    amiga, que orgulho deste novo momento, desta nova fase que, com certeza, te trará muitas coiss boaas!
    o perdão e a aceitação são fundamentais, ainda que às vezes pareçam impossíveis...
    mas valem à pena!!!
    te amo, amiga!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. é a primeira vez q passo por aqui e já piiiirei com esse texto amiga!!! super a ver com td q rola por aqui.....td de bom pra vc!!!
    bjão

    ResponderExcluir